Buscar
  • Cesar Dias

“Projeto 5danças - 2° edição” - estreia na próxima semana na Galeria Olido


“5danças” foi um projeto idealizado e criado pelos bailarinos e coreógrafos Cesar Dias, e Ângela Pereira, em sua “1° edição” em 2015, como projeto experimental para o corpo estável artístico da Cisne Negro Companhia de. Dança.

O projeto é um espaço colaborativo, criativo e difusor que consiste na elaboração de obras coreográficas, que envolva todos os processos de criação desde coreografias, assistência coreográfica, sonoplastia, iluminação, cenografia, produção e direção de espetáculos oriundos de criadores emergentes.

Foto: Roberto Alves Lima - Coreografia - In-sólido - de Cesar Dias

De lá para cá, além do desenvolvimento do projeto e sua significativa expansão, o “5danças” acaba de ganhar data oficial de estreia (15,16 e 17 de junho) na Galeria Olido, no centro de São Paulo, com espetáculo gratuito de dança contemporânea.

“A Cisne Negro Cia. de Dança, acredita e incentiva, o projeto “5dancas” que visa a possibilidade dos bailarinos a ampliarem seus conhecimentos em relação a dança”, ressalta Dany Bittencourt, diretora artística da Cisne Negro Cia. de Dança.

Foto: Carol Araújo - Coreografia - Vou te dar uma Cipoada - de André Santana

Para os idealizadores do projeto, a dança é um universo evolutivo que constantemente se atualiza. Neste sentido, fala-se da dança não como um aparato imutável, mas sim volátil para que acompanhe as mudanças da sociedade contemporânea. Ou seja, a proposta do “5danças” se fusiona justamente com a necessidade da pesquisa, troca e difusão da dança em suas diversas camadas entre possíveis criadores emergentes.

“A Companhia Cisne Negro, apoia a criação de espaços para criações e experimentações que englobam as variadas vertentes da dança”, comenta Dany Bittencourt.

Foto: Carol Araújo - Coreografia - Sphaeram - de Isaballe Dantas

A oportunidade de experimentar e desenvolver possíveis ideias, células coreográficas ou movimentação de preferência do intérprete criador são os propulsores para a fidelização do "Projeto 5danças". A premissa central se baseia no enriquecimento pessoal e artístico, proveniente do compartilhamento de experiências e, na difusão de informação.

Foto: Reginaldo Azevedo - Coreografia - Solus - de Willian Gásparo

A segunda edição, posteriormente revisitada, passando-se a ser reconhecida em 2017 por “Projeto 5danças - 2° edição”, doravante o ajuste do nome de acordo com a edição vigente. A edição do Projeto 5danças – 2° edição 2017 é dirigido unicamente por Cesar Dias, novamente como projeto de caráter experimental para o corpo estável artístico da Cisne Negro Companhia de. Dança.

Os direitos autorais das obras oriundas do “Projeto 5danças – 2° edição”, são indiscutivelmente do coreógrafo criador como resultado derivado do processo de criação.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Cesar Dias

Coreografias (na ordem de exibição):

1. "Solus", de Willian Gásparo

2. "Pra Tu, Visse", de André Santana

3. "Vou Te Dar Uma Cipoada", de André Santana

4. "VOID", de Isabelle Dantas e Felipe Silva

5. "Sphaeram", de Isabelle Dantas

6. "Olhar Fixamente as Estrelas", de Clarissa Braga

7. "In-sólido", de Cesar Dias

Elenco: André Santana, Clarissa Braga, Danilo Freitas, Edson Artur, Felipe Silva, Fernando Souza, Giovanna Melo, Giovanna Perez, Iasmin Ranyele, Isabel Lima, Isabelle Dantas, Luana Ferreira, Luanna Volpe, Luiza Ginez, Mariana Paschoal e Renato Lima.

CISNE NEGRO CIA DE DANÇA

Direção Artística: Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt

Assistente de Ensaio: Patricia Alquezar

SERVIÇO

Local: Galeria Olido: Av. São João, 473 - Centro

Data: 15, 16 e 17 de junho - sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Entrada: Gratuita

*Retirar ingressos na bilheteria a partir de 1 hora antes do espetáculo

Duração: 65 minutos

#Dança #GaleriaOlido #5danças #DançaContemporânea #CisneNegroCiadeDança #CesarDias #Cesarescreve #ContemporaryDance #Dance #Projeto5danças #DançaemSãoPaulo #DançaemSP #espetáculodedançagratuito

50 visualizações

© 2015 - 2020 Todos os direitos reservados a Cesar Dias. Desenvolvido pela Agência Octa.

  • instagram _edited
  • Facebook ícone social
  • Instagram