Buscar
  • Cesar Dias

Ivaldo Bertazzo estreia novo espetáculo "Próximo Passo" em São Paulo


foto: Ivaldo Bertazzo - retirada do site catraca livre

Para os que ainda não se familiarizam, o criador da “Método Bertazzo”, Ivaldo Bertazzo é diretor, bailarino e coreógrafo, um mestre na arte de ensinar/fazer as pessoas dançarem, da mesma forma, um exímio conhecedor do corpo, da consciência corporal e do movimento – do gesto em sua forma mais simplista, mas que nas mãos de Bertazzo se tornam belíssimas coreografias.

O coreógrafo nascido na terra da garoa, em 1949, morador do bairro da Mooca, Zona Leste de São Paulo, começou a dançar aos 16 anos estudando com grandes nomes como Tatiana Leskova, Paula Martins, Renée Gumiel, Ruth Rachou, Klauss Viana e Mrika Gidali (é de extrema necessidade ressaltar a preciosidade e a importância desses nomes em nossa dança - na dança feita no Brasil).

Ademais a imensa bagagem de aprendizados absorvidos pelos mestres citados acima e ao aprofundamento nos estudos em fisioterapia para enriquecer ainda mais seus conhecimentos e técnica. Bertazzo é um grande admirador e incansável aprendiz das danças de países como Tailândia, Irã, Indonésia, Vietnã e Índia.

foto:cena do espetáculo Samwaad - Rua do Encontro, dirigido e criado por Ivaldo Bertazzo (2003) - retirada da internet

Ivaldo criou e desenvolveu o termo "Cidadão Dançante", conceito que leva ao palco cidadãos comuns, de diferentes profissões e classes sociais. Conhecido por mesclar e democratizar a arte e a dança, Bertazzo, como ninguém, sabe trabalhar a cidadania por meio da dança e consciência dos movimentos do corpo.

Com mais de 36 espetáculos concebidos (e de muito sucesso) o coreógrafo se prepara para a estreia de seu novo trabalho nesse sábado (07), às 17h30, no SESC Vila Mariana, o espetáculo “Próximo Passo”, um espetáculo que mostra o poder da dança na superação da depressão.

A apresentação de dança tem como tema a trajetória de superação da depressão e conta com um elenco composto por pessoas com histórico da doença. O movimento, que selecionou 40 candidatos juntamente com a psiquiatra Giuliana Cividanes para protagonizarem o espetáculo, entre mais de mil inscritos, tem como objetivo ajudar os participantes a superarem a depressão por meio da dança.

foto: cena do espetáculo Milagrimas, dirigido e criado por Ivaldo Bertazzo (2005) - Gal Oppido

Os ensaios começaram há quatro meses e os alunos já sentiram a diferença que a prática trouxe para as suas vidas. “Foi uma trajetória muito lúdica, mas também sofrida. Nos ensaios, observo que eles já estão mais leves. Também houve grande melhora nos relacionamentos, o que tem ajudado muito no trabalho e outras situações cotidianas”, relata Bertazzo. “Com esse projeto, me sinto parte de uma corrente, de uma passagem importante na vida de cada um deles”, completa.

E esse progresso não é por acaso: a dança, além de uma poderosa ferramenta de socialização, ainda traz os benefícios da atividade física. “Estudos mostram que exercícios aeróbicos, quando associadas ao tratamento da depressão, têm o potencial de reduzir os sintomas da doença”, explica a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Antes de mais nada, trabalhamos a construção rítmica e a postura, para que essas pessoas estivessem prontas para o espetáculo – e vocês vão ver esse resultado no palco”, finaliza o coreógrafo.

foto:Corpo Vivo, dirigido e criado por Ivaldo Bertazzo (2010) - retirada da internet

Mais uma vez Ivaldo fazendo a diferença, agora será para 40 pessoas. Mulheres, homens, mais jovens, mais velhos. Diferentes profissões, diferentes origens, diferentes sonhos, e uma coisa em comum: a depressão. Essas pessoas aceitaram o desafio de fazer parte de um movimento. Um movimento pela vida. E saíram dançando para mostrar que depressão tem jeito. E começa a ser vencida com um passo. O próximo passo. Em direção à vida.

foto: Ivaldo Bertazzo - retirada do site catraca livre

Para mais informações, acesse: http://www.oproximopasso.com.br/o-projeto/

Serviço Próximo Passo – O Espetáculo Patrocinio Libbs Realização Sesc

Data: 7 e 8 de outubro Local: SESC Vila Mariana - R. Pelotas, 141 – Vila Mariana

Horário: Sábado, às 17h30 e 21h00. Domingo às 18h00.

Ingresso: Gratuito PG: Livre

#DançaContemporânea #IvaldoBertazzo #arte #Dance #Comunicação #estreias #Escoladomovimento #CesarDias #Art #SescSP

0 visualização

© 2015 - 2020 Todos os direitos reservados a Cesar Dias. Desenvolvido pela Agência Octa.

  • instagram _edited
  • Facebook ícone social
  • Instagram