Buscar
  • Cesar Dias

SPCD - Uma companhia que entende novas possibilidades


Criada em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - gerida pela Associação Pró-Dança - é dirigida pela doutora em artes Inês Bogéa. A Companhia caracterizada como de repertório, realiza montagens e remontagens de trabalhos dos séculos XIX, XX até XXI. A SPCD, se diversifica pela transitoriedade que a companhia executa com facilidade entre coreografias clássicas, modernas e contemporâneas.

La Sylphide, de Mario Galizzi | Foto: Wilian Aguiar

Para a diretora da SPCD Inês Bogéa, é fundamental conceber espaço para que bailarinos possam experimentar a arte de coreografar, com esse pensamento, a São Paulo Companhia de Dança, criou especificamente para seus bailarinos o programa chamado P.D.H, que carinhosamente é rotulado pela diretora como um programa de pós-graduação.

“Eu brinco aqui dentro que o P.H.D é um programa de pós-graduação porque ele visa que o bailarino comece a pensar em caminhos possíveis após a sua temporada de bailarino na SPCD. ” Inês Bogéa.

O programa P.D.H envolve múltiplas diretrizes de ações que incentiva o bailarino a ser coreógrafo, professor, ensaiador, escritor, técnico de palco entre outras modalidades que são acompanhadas por profissionais da área e que igualmente recebem todo o suporte necessário disponibilizado pela companhia para melhor aproveitamento e aprendizado da nova “profissão”.

Binho Pacheco em Vadiando, de Ana Vitória | Foto: Silvia Machado

O segundo programa para desenvolvimento artístico de coreógrafos promovido pela SPCD, dedica-se a um formativo em dança que está incorporado ao programa Ateliê Internacional de Dança que acontece na cidade de Piracicaba - SP. Nesse projeto a direção convida oito coreógrafos para criarem processos de criação com jovens bailarinos participantes do Ateliê. Ao término dos cincos dias de atividades, o enceramento do evento é composto por um espetáculo onde as oito são coreografias são apresentadas como um resultante dos processos coreográficos.

O terceiro programa para coreógrafos da SPCD, é o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, em que são convidados jovens coreógrafos para fazer um trabalho para a companhia que disponibiliza toda produção, cenário, figurino, luz e bailarinos para que o criador possa experimentar e elaborar a obra na íntegra junto com a São Paulo Cia de Dança. Para Inês Bogéa, é substancial a existência desses programas pois ajuda a pensar e questionar, que dança se produz hoje no Brasil? Quem nós somos? O que nós queremos dizer com a nossa arte?

“Eu acho que dos artistas da dança, bailarinos, coreógrafos, fotógrafos, cenógrafos, figurinistas, produtores – enfim - educadores, professores, todos nós construímos uma ideia de dança que vibra hoje aqui no nosso país, e a São Paulo Companhia de Dança, é um espaço aberto para que a gente possa encontrar muitos caminhos nessa arte.” Diretora da SPCD, Inês Bogéa.

Esses espaços proporcionados pela São Paulo Companhia de Danças, além de ser um ambiente significativo para novos coreógrafos, funciona igualmente como um espaço de difusão de ideias e experiências. As obras criadas dentro desses programas podem até entrar para o repertório da companhia, revelando nesse sentido mais uma ação da SPCD em valorizar novos coreógrafos brasileiros.

Cena de Peekaboo, de Marco Goecke | Foto: Marcela Benvegnu

Entende-se então, a essencialidade da existência de espaços e programas para que jovens criadores possam experimentar a arte de coreografar. Um bailarino nunca deixará de ser um bailarino, ele apenas irá comunicar-se com o mundo de outra maneira. É fundamental lembrar que todos os grandes coreógrafos um dia foram bailarinos, e que oportunidades fomentadas por programas desse nicho só têm a revelar novos grandes coreógrafos, que com certeza contribuirão de forma significativa para a arte da dança.

#Dança #Cias #Criação #Dance #Contemporâneo #Ballet #CesarDias #Cultura

118 visualizações

© 2015 - 2020 Todos os direitos reservados a Cesar Dias. Desenvolvido pela Agência Octa.

  • instagram _edited
  • Facebook ícone social
  • Instagram